Operação de combate ao furto de energia, em Limeira.
Neoenergia Elektro/Reprodução
O furto de energia registrado em 2025 em Limeira (SP) seria suficiente para abastecer a cidade de Artur Nogueira por quatro dias ou cerca de 6 mil residências por um mês, segundo a concessionária Neoenergia Elektro.
De acordo com a empresa, as ações de combate às irregularidades resultaram na recuperação de 1,2 milhão de quilowatts-hora (kWh) ao longo de 2025.
Mais de 300 irregularidades foram identificadas na região central, no bairro Rubi e na zona rural do município, informou a concessionária.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram
A concessionária informou que conta com sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, que permitem acompanhar o balanço energético da rede e possíveis perdas. Além disso, tem parceria com a Polícia Civil, a Polícia Miliar e o Instituto de Criminalística
Blindagem de redes
Uma das estratégias adotadas é a chamada blindagem de redes, que inclui a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores.
Entre as principais mudanças está a substituição dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou no interior dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC). Os equipamentos ficam conectados aos postes da distribuidora e permitem telemedição.
Com o sistema, os equipamentos podem ser monitorados remotamente para a execução de serviços e a identificação de interferências na medição.
Operação de combate ao furto de energia prende 7 pessoas em flagrante em Limeira
Denúncia
Os desvios de energia podem ser denunciados, de forma anônima, pelo 0800 701 01 02.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Fonte: Uol